28/09/2015 11h03 - Atualizado em 07/06/2016 18h29

Ampliação da potência leva Rádio ES aos 78 municípios capixabas

Nesta sexta-feira (25), durante a solenidade de inauguração do novo transmissor de 50 kilowatts Rádio Espirito Santo 1160 AM, o governador Paulo Hartung, afirmou que investir nos veículos públicos de comunicação significa maior acessoda população aos conteúdos e informações do Poder Executivo e, consequentemente, mais transparência e democracia. Ogovernador disse ainda que o Estado pretende aumentar a integração entre a Rádio ES e TVE.
 
O evento foi realizado na nova unidade de transmissão da Rádio localizada em Queimados, no município da Serra. Com oequipamento, a Rádio ES passa a alcançar praticamente todos os 78 municípios capixabas, com exceção de algumaslocalidades por conta do relevo, e também vai alcançar os estados vizinhos. O novo equipamento será um importantealiado para captação de novos ouvintes e na melhoria dos serviços prestados, isso sem contar a qualidade do som, que teve melhoras perceptíveis desde a fase de testes. 
 
“Estou feliz e muito emocionado, pois é muito bom a gente superar os obstáculos, dificuldades e vencer a luta contra aburocracia e colocar as coisas de . Ter a comunicação privada é importante, mas ter a comunicação pública organizadae com bons profissionais é fundamental. Hoje é um dia histórico para comunicação pública e fortalecimento dademocracia em terras capixabas. De todos os momentos que passamos, este, seguramente, é extremamenterelevante na nossa caminhada para fortalecer os fundamentos da democracia”, ressaltou o governador.  
 
Durante o evento, a superintendente Estadual de Comunicação Social, Andréia Lopes, reforçou a data histórica,  empenhodos funcionários para modernização da estrutura da Rádio e ressaltou o interesse do Governo do Estado para transformara Rádio ES em sinal FM. 
 
“Um projeto como esse não se faz sozinho, se faz em conjunto e aqui teve a dedicação de nossos funcionários da RádioES. Em 2005, o governador Paulo Hartung autorizou a compra do terreno e do transmissor, por conta da burocracia, muitos anos se passaram até que hoje temos a oportunidade de inaugurar este trabalho. Acredito em uma comunicaçãopública de qualidade. Conseguindo colocar no ar uma rádio que vai passar de 20 para 50 kilowatts de potência atingindotodos os municípios capixabas e até estados vizinhos, isto é um caminho muito importante para fortalecimento da nossacomunicação pública”, disse Andréia Lopes.
 
Vale lembrar que este ano a Rádio Espírito Santo comemora 75 anos no ar, cumprindo um o papel social de levar notícias, serviços, entretenimento, esporte e cultura para os ouvintes da emissora de rádio mais antiga do Estado.
 
RTV 
 
A TV Educativa do Espírito Santo (TVE) e a Rádio Espírito Santo são veículos de comunicação vinculados ao Poder Executivo Estadual e fazem parte da estrutura organizacional da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom). A TVE está acessível no canal 02 (VHF analógico) e 20 (UHF digital, canal virtual 2.1) e retransmite a programação da TV Brasil, além de possuir programação local. Já a Rádio Espírito Santo conta com programação própria na frequência 1.160 AM. Os dois veículos também estão disponíveis na internet através do site www.rtv.es.gov.br.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard